top of page
Buscar
  • Foto do escritorWintter Labs

Os cuidados com pedais de alto ganho - ruídos (repost de 2020)

Atualizado: 28 de jul. de 2022

Saudações, amigos.


Você já parou para pensar no tamanho total do circuito que é montado quando você toca a sua guitarra? Não? Então vamos lá! Começando com a guitarra, passando pelo cabo, pedais (e mais cabos), fonte de alimentação, mais um cabo até o amplificador, o próprio amplificador (combo, gabinete mais falantes), a rede elétrica de sua casa/estúdio. Ufa, é muita coisa né? Aí você vai tocar e escuta algum ruído, tocando ou não, que o incomoda. Como entender esta situação?

Vamos começar pela guitarra: os captadores captam a vibração das cordas do instrumento e transformam em sinais elétricos. Neste caso, temos alguns tipos de captadores, sendo os mais comuns os single coil, humbuckers e P90. Cada um tem suas particularidades, com campos magnéticos distintos, o que pode levar a geração de mais ou menos ruídos. O humbucker, por exemplo, possui duas bobinas, fazendo com que o campo magnético seja mais alinhado, por assim dizer, gerando uma quantidade menor de ruídos no sinal elétrico. Fique atento também ao aterramento da guitarra, que tem extrema importância nesse aspecto, assim como blindagem, estado dos potenciômetros, e do jack de saída. Todos estes componentes devem estar em boas condições para que o sinal possa partir o mais limpo possível da guitarra.

Quanto aos cabos, nem preciso dizer que cabos de boa qualidade são essenciais, pois evitam problemas na conexão com os jacks, possuem menor resistência elétrica e acusam menor perda de sinal. Nunca economize nos cabos!

Já nos pedais, a coisa literalmente amplifica! Pedais de alto ganho, como El Malito, amplificam muito o sinal vindo do instrumento, e se este sinal possuir algum ruído, este ruído será altamente amplificado junto com o som da guitarra, resultando naquele "zumbido" que nenhum guitarrista gosta de ouvir. Pedais de alto ganho em sequência no board também costumam amplificar enormemente o ruído do sinal, mesmo em bypass (quando possuem buffer).

Fontes de alimentação de pedais: outro ponto importante que não é tão levado a sério quanto deveria. No caso do uso de baterias 9V, o pedal receberá diretamente corrente e tensão DC livre de ruídos. esta é a melhor opção, quando possível. Mas quando são utilizadas fontes AC/DC, temos dois problemas: o ruído da rede elétrica (que no Brasil é crônico), e o retorno do ruído através do negativo. Uma fonte de boa qualidade reduz muito o ruído da rede, mas se for do tipo daisy chain, há o risco de retorno de ruído através do negativo. Para resolver este problema, existem fontes isoladas, onde cada saída 9VDC possui seu próprio minitranformador, sem contato com as outras saídas, eliminando a possibilidade de ruídos por compartilhamento de negativo. Este tipo de fonte, embora um pouco mais cara, é essencial para quem quer tocar com pedais de alto ganho e obter melhores performances.

Amplificadores são outra fonte de ruído, pois, assim como os pedais, amplificarão tudo que receberem em termos de sinal, ruidoso ou não. Como a rede elétrica no Brasil não possui muita qualidade no quesito "silêncio", existem alguns truques para amenizar este problema. O uso de estabilizadores ou transformadores entre a tomada de energia e o amplificador costuma gerar bons resultados, mas sempre fique atento à tensão da sua rede e do seu amplificador! Estabilizadores geralmente possuem entrada bivolt (110V e 220V) e saída 110V, então verifique a tensão do seu amplificador antes de sair plugando em qualquer equipamento. Existem no mercado transformadores 110V/110V e 220V/220V, que tem como objetivo apenas a limpeza de ruídos da rede elétrica, e talvez possam ser uma boa alternativa às suas necessidades.

Finalizando, cuide de todo o seu "grande circuito" e garanta o melhor resultado para o uso de pedais de alto ganho na sua guitarra. Grande abraço!



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page